total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

domingo, 6 de setembro de 2015

Um mito que urge resolver

Aproveitando a pausa futebolística, vou-me debruçar sobre um mito que recai sobre nós. Um mito que até alguns rioavistas menos atentos e mais influenciáveis acreditam. Falo da suposta falta de adeptos. Se é verdade que para o nível que atingimos, o clube merecia que mais gente aderisse à "causa rioavista", os dados estatísticos oficiais fornecidos pela Liga, demonstram que até somos um clube com acompanhamento caseiro. E se formos mais longe e retirarmos a máscara dos jogos com os grandes(em que certos clubes são favorecidos em jogarem em estádios maiores e que comportam mais gente, falseando as estatísticas), o nosso clube andaria a meio da tabela das assistências.
Então aonde nasceu esse mito? Se recuarmos à década de 90 e ao mundial de 1994 que se disputou nos USA e sendo os americanos "experts" no markting e na venda dos seus produtos, os jogos com menor afluência de público(os estádios são gigantes e levavam na altura 80/100 mil espectadores), a estratégia visava o fecho das bancadas que não ficavam de frente para as câmaras, de forma a concentrar os espectadores e fazer crer que os estádios estavam cheios às pessoas que em casa assistiam aos jogos pela tv. Transportando essa situação para o nosso Rio Ave e tendo em conta que o estádio leva à volta de 10 000 espectadores, sabendo que os sócios se encontram precisamente na bancada aonde estão as câmeras, se estiverem 5000 rioavistas na referida bancada, quando transmitidas as imagens, a sensação que dá a quem está em casa é de que o estádio está vazio. Vazio porque a bancada em frente está deserta. Essa imagem que passa é muito lesiva para o clube e afasta inclusivamente potenciais interessados em juntar-se à causa(ao clube). Ainda no último jogo em casa, foram quase 4000 os presentes no estádio(uns 700 de Braga) e os comentários que se ouviram no dia seguinte era de que o jogo mais parecia à porta fechada.
(último jogo com o Braga: bancada dos sócios com muita gente)

Para quem estuda a área do marketing, tem a noção, que um dos maiores golpes de marketing que o RAFC poderia fazer, era nas transmissões, as câmeras estarem na bancada oposta à dos sócios. Para isso era necessário criar condições para que estas migrassem para a nascente e certamente que esse mito se iria desvanecer e dessa forma impulsionar a que mais pessoas se juntassem ao Rio Ave(a melhoria das condições para os sócios também seria essencial).

Sem comentários: