total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Mourinho vence Liga Europa, e que tal fazer justiça ao Mourinho (Pai)?

Enquanto os jornais desportivos, e não só, lançam vários nomes de treinadores para substituir o Luís Castro, na esperança de acertarem no homem certo, há outro treinador, e o maior deles todos segundo se diz, que esta semana voltou à ribalta.

José Mourinho é mais um nome e o nome maior, dos que têm passado no Rio Ave FC, e que têm somado sucessos ao longo da sua carreira. Na quarta-feira juntou mais um troféu, o terceiro na época de estreia pelo Manchester United.

Sobre o seu passado no Rio Ave FC, o José Mourinho não falado muito, ou mesmo nada, como se quisesse esquecer essa ligação. E é por isso mesmo acusado, por alguns de nós, de ignorar-nos.

Mas… mas se eu estivesse no lugar dele, e não fosse da terra, talvez tivesse a mesma atitude.

É que vejam, o pai Mourinho é para mim o nome maior dos treinadores que o nosso Clube já teve, independentemente das divisões em que participamos (o enorme gozo que tivemos de sermos o clube sensação do campeonato e de andar a lutar pelo primeiro lugar durante a primeira volta, depois de na experiência anterior termos sido o lanterna vermelha, é algo que não se esquece. Como também não se esquece a enorme alegria, com tiros à mistura, que o apuramento para a final da Taça nos deu).

E quando cá esteve, trouxe para cá o filho Zé Mário para tê-lo debaixo de olho enquanto o rapaz não entrava na faculdade… mas isso é história que já conhecem.

O que poucos conhecem, foi a forma como o Félix Mourinho foi despedido.

Na época 1984/85, mudamos de Estádio e os primeiros jogos foram disputados em casas emprestadas. Passamos do saibro para a relva. Deixamos de jogar na caixa de fósforos e passamos a jogar no mais moderno estádio português (recordo o que na altura me disse um ex jogador nosso sobre o facto de eu estar contente por mudarmos de estádio “Estás contente porquê? Vais deixar de jogar num campo pequeno onde há pressão sobre os árbitros e adversários, para jogar num estádio onde isso não há. Este ano vocês vão descer de divisão. Nota: descemos na liguilha).

E é claro, isso trouxe custos. Os resultados demoraram a aparecer e o treinador foi o elo mais fraco. E acabou por ser despedido. Mas até aí tudo bem… é o normal.

O que não é normal é o treinador estar à mesa com a família na ceia de Natal e receber uma chamada do presidente a dizer-lhe que tinha sido despedido quando julgava que o presidente lhe tinha ligado para desejar bom natal.

Despedir alguém por telefone nas festas do Natal só mesmo na cabeça de gente sem escrúpulos e eu não me revejo nisso. Se tiverem dúvidas disto, falem com a Rádio Linear e e ouçam a entrevista que o Félix Mourinho deu ao “Glórias do Passado” do Paulo Vidal.

É por isso necessário que o nosso Clube se retrate e que os nossos responsáveis o façam quanto antes, não pelo Zé Mário, mas pelo Homem que é e foi o Félix Mourinho (e que segundo o mesmo nunca guardou mágoa pelo nosso Clubes ou pelas nossas gentes...).

Sem comentários: